A Palavra de Deus e o ministério Diaconal

Home    Artigos

30.08.2021

Por Diácono Darcy Romualdo de Araújo

Nesse mês de setembro fui agraciado com o convite para partilhar através desse simples texto um pouco sobre a Palavra de Deus que sempre esteve muito presente na minha vida, na minha história, como também no mistério diaconal que a mim foi confiado. Toda a minha trajetória de vida procurei buscar na Palavra uma inspiração, uma luz, um discernimento, um caminho a seguir.

Aprendi a partir dos ensinamentos da Igreja, inclusive com o saudoso Mosenhor Anibal que viveu mais de 30 anos na paróquia Divino Espírito Santo de Muniz Freire, que a Bíblia é o livro que contém a Palavra de Deus, nos mostra a trajetória de um povo e suas experiências, como também nos faz contemplar as maravilhas realizadas por Deus ao decorrer da história.

A Palavra de Deus, por sua vez, nos ajuda na caminhada, corrigi, orienta, inspira e nos ajudar a fazer os discernimentos, é alimento espiritual. No antigo Testamento pela boca de Moisés Deus falou instruindo ao povo a buscar a libertação, no novo Testamento, a Palavra com toda sua força vivificante buscou libertar o povo da escravidão do pecado.  É essa mesma Palavra que nos alimenta a esperança de buscar o caminho da vida e impulsiona para a missão.

Deus chamou muitas pessoas para ajudar na missão, levar a Boa Notícia aos pobres e excluídos, podemos lembrar de Abraão, Moisés, os discípulos, como também podemos lembrar das pessoas que experimentaram as maravilhas de Deus tendo uma cura, uma libertação, como também, um acolhimento.

Hoje olho para minha vida e vejo que Deus usou seu amor para comigo quando fui chamado ao matrimônio, ser pai, chefe de família, como também quando recebi o convite para ser Diácono da Igreja, pois muitos outros homens, amigos, colegas teriam melhores capacidades de serem bons diáconos, mas Deus me confiou essa missão.  E essa missão a mim confiada tem sido uma graça.

Eu, na minha pequenez busquei e tenho buscado ser fiel a Palavra de Deus, exercendo com respeito e dignidade a missão do diaconato. No casamento, na profissão, na vida pastoral da paróquia, nas devoções da Igreja, nas romarias, nos sacramentos do batismo e no matrimonio. E nessas experiências tenho experimentado o amor, a misericórdia e a proteção divina e a inspiração para continuar.