Alegria Missionária

Home    Artigos

Por Pe Joselito Ramalho Nogueira

21.10.2021

O Papa Francisco no início do seu pontificado nos lembrava da Alegria do Evangelho. Destacava que a caminhada cristã é fundamentalmente acolhida da Boa Nova de Jesus, fonte e fundamento de nossa alegria. Lembráva-nos que a alegria é um constituinte da fé cristã. Sem ela teremos uma sinalização clara de que a acolhida de Cristo não se efetivou plenamente. Pensemos: Pode não existir alegria no fato de termos sidos recebidos por Deus na sua presença e podermos nos reunir com ele e nele com nossos irmãos? Pode não transbordar alegria da escuta da Palavra viva de Deus, iluminando nossa consciência e nossa Esperança? Pode não brotar alegria da experiência de recebermos gestos de acolhida, solidariedade e serviço por parte dos irmãos que em nome de Cristo se colocam a nosso serviço e a serviço do mundo?

Como convocados para a Missão, somos Discípulos Missionários. Uma Igreja toda Missionária. O que é a Missão se não convidar e convocar a todos para a presença de Deus. Reunidos na oração a alegria da consolação da presença de Deus Transborda. O que é a Missão se não a partilha da palavra da fé que faz arder nosso coração e pulsar de alegria nossa alma. O que é a missão se não encher o mundo de alegria ao enche-lo de gestos de acolhida, solidariedade, empatia, misericórdia. Pratiquemos a Missão. Convoquemos o mundo à alegria. Vivamos uma alegria missionária.