Exaltação da Santa Cruz

Home    Escola Diaconal

23.09.2021

"Neste dia da Exaltação da Santa Cruz, não se glorifica a crueldade da Cruz, mas o Amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar de morrer na Cruz.” (Papa Francisco)

No dia 14 de setembro celebramos a Exaltação da Santa Cruz, onde recordamos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Com a entrega total de Cristo em favor da humanidade a Cruz passa a ser vista como sinal de esperança, pois nela contemplamos Aquele que se entregou livremente por cada um de nós: “É necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que n’Ele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3, 14).

Como referência de fé, a Cruz torna-se de certo modo uma identidade para o cristão que já no primeiro sacramento lhe é traçado este sinal. Assim como no Antigo Testamento o povo de Deus alcançava a cura ao voltar o olhar para a serpente de bronze (Nm 21, 9); hoje, buscamos força para a caminhada e salvação ao contemplarmos a Cruz de Cristo.

Estando então, diante de alguma dificuldade ou situação contrária ao que temos planejado, voltemo-nos à Cruz de Cristo, ela nos recorda que é necessário passar pelo Calvário para chegar à Glória. Através da Cruz, compreendemos a dimensão do amor de Jesus por todos nós. E como precisamos desse amor diante da atual situação que vive a humanidade!!! Que este amor nos ajude a entender mais sobre amar o próximo, sobre cuidar da nossa casa comum, e principalmente ter um olhar mais voltado aos menos favorecidos.

Na origem do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento. O fato de levantarmos o olhar para Deus, nos propõe uma verdade importante: somos convidados a voltar a nos relacionarmos de novo com Ele. (Bento XVI)