Encontro de Formação dos Diáconos Permanentes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Home    Galerias de Imagens

Depoimentos sobre o Encontro:
Tema: A vida Pastoral dos Diáconos dentro da proposta da Diocese.

“No dia 22 de setembro, na Paróquia N. S. das Graças na Comunidade São Marcos, tivemos mais um encontro de formação permanente do clero diaconal. Sendo assessorados pelo Pe. Walter no primeiro momento e pelo Pe. Bruno na segunda parte. Padre Walter nos trouxe várias reflexões acerca das necessidades e realidades da nossa diocese e Pe. Bruno nos fez refletir sobre o Estatuto Jurídico dos Diáconos Permanentes, nos falando da riqueza do ministério ordenado Diaconal à luz da Sagrada Escritura e do Direito Canônico. Momentos como estes são de grande importância para o corpo diaconal, nosso desenvolvimento e formação, além de ser uma grande oportunidade de encontrarmos nossos irmãos e familiares.”

Diac. Valnei Rodrigues Favoreto

“Agradeço a Deus pela disponibilidade do nosso administrador Diocesano Pe. Walter e de Pe. Bruno que falaram para nós Diáconos Permanentes da importância do Ministério da Ordem, nosso chamado a vida pastoral e eclesial, nossos compromissos com a diocese e a paróquia, o valor de respeitar o oficio do outro na Igreja e na vida, buscando sempre a unidade e o serviço, amando esse Ministério que Deus nos confiou, começando a mudança  de atitudes a partir de nós mesmos. O encontro foi muito bom. Deus os abençoe.”

Diác. Marcos Valério dos Reis Nascimento.

O nosso encontro de formação Permanente dos Diáconos e esposas, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, comunidade São Marcos, digo que foi muito acolhedor e lindíssimo. Depois da celebração presidida pelo Diác. José Adilson, houve uma brilhante palestra com o nosso Administrador Diocesano Pe. Walter , que abordou sobre as decisões e objetivos de nossa última Assembléia Diocesana de 2018 e o plano Diocesano Pastoral para os anos (2019-2023), após intervalo ouvimos a palavra de Pe. Bruno de Sá, Pároco da Paróquia São Filipe e Juiz do Tribunal Eclesiástico, que versou sobre o Estatuto Jurídico do Diaconato Permanente, usando um texto do capítulo 3 de São Paulo a Timóteo, que aborda sobre a vida dos diáconos. Falou sobre o código de Direito Canônico e a origem do Diaconato Permanente. Para mim e certamente para todos, foi um momento muito especial e marcante em nossa consciência de servidores da Palavra e do Reino de Deus.

Diác. Jerso Fiorio.

2019 forma..
Leia mais Confraternização entre os Diáconos e familiares Formação para Diáconos e Esposas - 18/09 Ordenação diaconal de Diogo José Babisk Zorzanelli e José Ademar Nogueira Ordenação Diaconal de José Verli Torres e Rômulo Nery Abilio Celebramos no dia 31/07 a ordenação do Diácono Permanente Michel Pecini Scarpe Ordenação Diaconal de Sérgio Cardoso Adão Ordenação Diaconal de Elder Luzorio Marques (Deleon) Celebração Eucarística com D. Luiz Fernando Ordenação do Diácono João Bosco Fioresi Missão Escola Diaconal 2020 Retiro Anual dos Diáconos Seminário de Abertura do Ano Letivo Diáconos da Diocese se reúnem para momento de agradecimento e partilha Admissão, Ministério de Leitor e Acólito para o Diaconato Permanente e Formatura do Curso de Teologia 2019. Dia de Convivência 2019 Missão Escola Diaconal 2019 Celebração Eucarística presidida pelo Administrador Diocesano Pe. Walter Luiz Barbiero Altoé Ordenação Adilson Ferreira Dias Ordenação Sergio Souza Gonçalves