José Eduardo Areas Caetano

Home    Testemunhos

Meu nome é José Eduardo Areas Caetano, sou casado e participo da Comunidade Matriz na Paróquia Nossa Senhora da Consolação. Desde que iniciei os estudos teológicos na Escola Diaconal Santo Estevão, em 2016, uma certeza estava dentro de mim:  todo cristão é chamado a “dar as razões de sua esperança” (Cf. 1Pd 3,15). Isto é teologia: a ciência da fé. Cremos para entender e entendemos para crer, como dizia Santo Anselmo. Não existe conflito ou incompatibilidade entre fé e razão. Santo Agostinho costumava dizer que se Deus nos fez pensantes, pensar é um jeito de louvar o Criador.

O que me surpreendeu ao longo desses anos foi a troca de experiências eclesiais e missionárias de outros irmãos que compartilham o mesmo ambiente acadêmico, o crescer de uma fé inteligente e de uma espiritualidade que contempla a visão do ser humano de forma integral, perceber o quanto a teologia exercita o raciocínio lógico e equilibra mente e coração, inteligência racional e inteligência emocional.

Nos estudos das disciplinas, na partilha do conhecimento dos nossos professores e nos trabalhos em grupos, vamos percebendo o que nos atrai como teólogo. Hoje estou inclinado a dar continuidade aos estudos e à reflexão da antropologia teológica católica tendo em vista uma visão integrada do ser humano, principalmente focado nos ambientes eclesiais, seja os movimentos e as novas comunidades, seja nas comunidades eclesiais de base e na vida consagrada, aquilo que falta em suas formações e espiritualidade, em sua vida comunitária, para uma dimensão humano integrada. Além disso, dentro da eclesiologia, com o surgimento de um protagonismo laical e sua forma agregativa na linguagem de São João Paulo II, em Christifideles Laici, tenho construído a reflexão teológica no sadio atrito entre a dimensão hierárquica e carismática no tocante aos critérios de eclesialidade, tudo com a finalidade de uma contribuição positiva para uma Igreja, como nos fala a Lumen Gentium no Vaticano II, uma Igreja-Comunhão.

Por fim, o ponto mais forte do aprendizado teológico, muito mais do que as reflexões, foi aprender a dar à minha fé uma dimensão social, ou seja, dar sentido ao Mistério da Encarnação que é estar próximo dos mais “pobres” segundo a categoria evangélica.

Agradeço a Deus por esta missão, das experiências e, principalmente pelas amizades que construí e construo a cada dia na Escola Santo Estevão e que me proporciona muito mais do que o “saber”, a graça de saborear internamente todas as coisas.

Deshalb besteht bei den Schweizer Uhrwerken Replik IWC Big Pilot’s Watches 43 Tourbillon Markus Bühler replica uhren schweiz   die Turbine aus einer leichten Titanlegierung.

Mais Testemunhos